Biografia
Vera Midões vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Verão Intensivo de Desenho de Modelo S.N.B.A. no Ar.Co de 1996 e 1997, e nos anos de 1998, 1999, 2000, o Curso de Pintura.
Entre 2003 a 2005, frequentou o curso de Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e concluiu o 4º ano de Realização Plástica do Espectáculo seguidamente.
Terminou em 2019, o curso avançado de Artes Plásticas no Ar.Co.
O seu trabalho passa pela espera, por deixar que a narrativa, a matéria e os objectos encontrem o seu espaço na pintura.
A ilustração ajuda-a a desenvolver o seu processo, os seus desenhos e a brincar com eles — processo este que tem sido muito importante para o desenvolvimento das suas próprias narrativas pelo seu carácter lúdico e figurativo.
Da ilustração retira também, um conjunto de figuras de carácter satírico e irónico que existem num universo surrealista comandado pelo sonho e pelo fantástico, pois estas figuras são malcriadas e incontroláveis.
As narrativas de Vera nem sempre tem ligações, são pequenos momentos que se vão achando numa esquina; entre si, só tem ligação no seu próprio mundo, na sua composição — empurram-se entre elas para frente e para trás e vibram no seu próprio universo.
No seu atelier trabalha em duas peças ou três peças ao mesmo tempo, podendo esperar e deixar que as narrativas se encontrem e as matérias devolvam a sua procura.
Vera acredita na persistência. O facto de estar sempre a criar as mesmas figuras, de estar sempre em repetição, leva-a ao encontro do “erro”, ao encontro do seu espaço. Estas figuras são como peças de um jogo que se manifestam, tal como as vivências das suas experiências do dia a dia.